Ações Ambientais

O maior exemplo do engajamento do Grupo AB Concessões em questões que envolvem meio ambiente é, sem dúvida, o recebimento do merecido “Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2014” na categoria Gestão Socioambiental Responsável, com méritos de utilização do “Selo Verde”. Considerado o maior certificado socioambiental do Brasil, o Selo Verde premia as empresas que, com boas práticas sociais e ambientais, promovem a melhoria da qualidade de vida, e a AB Concessões o conquistou pelas suas ações sociais internas e externas, questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade e educação ambiental, entre outras ações que são realizadas pelas unidades do Grupo.

Com a finalidade de incentivar a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento das áreas verdes e o consumo adequado de água e o descarte de materiais recicláveis, as concessionárias da AB Concessões realizam algumas atividades especificas ao longo do ano que envolveram usuários, colaboradores e comunidade.

A AB Colinas realiza, junto a seus usuários e comunidade lindeira das rodovias sob sua concessão, ações ambientais de conscientização, principalmente em datas comemorativas como a Semana Nacional do Meio Ambiente, Dia da Água e Dia da Árvore.

Estas ações têm como objetivo disseminar a cultura da preservação ambiental existente na empresa por meio da conscientização das pessoas, incentivando a multiplicação das práticas sustentáveis na sociedade.


Coleta de lixo

“Lugar de lixo é no lixo”. Infelizmente, nem todos tem essa consciência e muitos acidentes de trânsito ocorrem por conta dos detritos jogados ou deixados nas pistas.

Na AB Colinas a equipe de conservação recolhe, diariamente, todo tipo de lixo que é encontrado nas rodovias sob sua concessão.

Alguns materiais necessitam de locais específicos para serem depositados para evitar contaminação como, por exemplo, os detritos hospitalares, que oferecem risco de transmissão de doenças; e as baterias de celular e pilhas, por conterem metais pesados.

Além dos problemas ambientais, diversas doenças estão relacionadas ao acúmulo de lixo, como febre tifóide, leptospirose, verminoses e infecções de pele.

Jogar lixo nas estradas pode causar acidentes e é passível de multa e desconto de pontos na carteira de habilitação do proprietário do veículo - de acordo com os artigos 171 e 172 do Código de Trânsito Brasileiro.


Lâmpadas, pilhas e baterias

Dentro de seu programa de coleta de lixo, a AB Colinas também se preocupa com um item em questão: as lâmpadas. A concessionária recolhe e faz a descontaminação de lâmpadas fluorescentes contendo mercúrio em sua composição. Os resíduos gerados deste processo são destinados à reciclagem.

Pilhas e baterias também tem sua vez. Estes materiais, cujos resíduos tóxicos trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública, são descartados corretamente, evitando a contaminação dos lençóis freáticos, do solo e dos rios.


Plantio

Desde o início da concessão, a AB Colinas vem cumprindo seu dever ambiental com os plantios compensatórios em áreas especiais que necessitam de preservação devido às necessidades geradas pelas obras.

Ações como esta já possibilitaram o reflorestamento, por exemplo, da mata ciliar na Microbacia do Ribeirão Campestre e a consequente conservação da área de manancial, responsável pelo fornecimento de água potável à população de Saltinho e região. 

Por meio do plantio, a AB Colinas também apoia ações ambientais das prefeituras das cidades atendidas pelo seu lote de concessão, como o Projeto Produzindo Água, de Salto.