Projeto Nossa Via incentiva a leitura para mais de 40 mil estudantes

Wednesday, July 12, 2017


Alunos e professores de Campinas, Indaiatuba, Salto e Sorocaba, alguns dos municípios atendidos pelas rodovias administradas pela AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, receberam em junho o projeto Nossa Via, iniciativa patrocinada pelo Grupo AB Concessões, por meio das Leis de Incentivo Fiscal. O projeto, que consiste na produção e distribuição gratuita de livros educativos da Turma do Pererê, criação do cartunista Ziraldo, para estudantes e professores de escolas da rede pública de ensino, atendeu 40 mil pessoas nestes municípios. Os livros contem histórias e lições que envolvem temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania.

A primeira parada da caravana da Turma do Pererê ocorreu em Campinas. Com um ator caracterizado como o personagem Alan, foram entregues exemplares de "OH!! Que aventura!" para cerca de 11 mil estudantes de 41 escolas. Na sequência, Indaiatuba e Salto receberam a Turma do Pererê em 28 e 10 escolas, respectivamente e mais de 17 mil alunos receberam gratuitamente livros de Ziraldo. “Além de trazer mensagens muito importantes para as crianças, o Projeto Nossa Via vem de encontro com a proposta da nossa rede de ensino, que incentiva os alunos à leitura”, revela a professora de ensino fundamental Edna Conceição das Neves, da CEMUS III Professor João Batista César, de Salto.

Sorocaba

A Turma do Pererê prosseguiu viagem e foi recebida em Sorocaba. Ao todo, nesta cidade, mais de 12 mil estudantes de 15 escolas também voltaram para casa com lições importantes. “O Projeto Nossa Via é um atrativo para as crianças, que ficam empolgadas em aprender com um material que agrega para a cidadania delas de uma forma leve e divertida por meio da história em quadrinhos”, conta a diretora Lúcia Dourado, da Escola Municipal Professor Benedicto Cleto, de Sorocaba.

Antes de passar pela região, os livros da Turma do Pererê já haviam beneficiado mais de 12 mil alunos e professores em Minas Gerais, no trecho sob concessão da AB Nascentes das Gerais e outros 39 mil na região de Araraquara, atendida pela concessionária AB Triângulo do Sol. "Com este projeto, esperamos que as crianças também possam ser formadoras da conscientização dos pais, familiares e integrantes das comunidades onde vivem", explica a coordenadora de comunicação e ouvidoria da AB Concessões, Carolina Piepke.