AB Colinas realiza Pedestre na Via dia 5 em Campinas

Tuesday, February 4, 2020


A AB Colinas, com o apoio da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), realiza na quarta-feira, dia 5, uma nova edição da campanha Pedestre na Via.  A atividade acontece das 7h às 9h, na passarela do km 71+500 da Rodovia Santos Dumont (SP-075), em Campinas.

A campanha faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária e tem como objetivo incentivar os pedestres a realizar a travessia segura nas rodovias. No evento, equipes da AB Colinas orientarão e distribuirão folhetos com dicas preventivas, além de oferecer um café da manhã aos usuários na passarela.

Segundo o último levantamento de dados apresentado pelo Infosiga, sistema do programa Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo, referente ao ano de 2019, o número de pedestres vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito apresentou redução de 4,5% na comparação com o ano anterior. Em 2019 foram registrados 1.397 casos contra 1.463 em 2018.

O estudo apresentado pelo Governo do Estado também mostra que uma em cada três vítimas de atropelamento tem mais de 60 anos. Outro dado importante revelou que 58,6% dos casos acontecem no período da noite e nos finais de semana (41%).

Ainda sobre os atropelamentos, esse é o tipo de ocorrência que mais faz vítimas mulheres, onde 33,9% dos óbitos envolvem pedestres do sexo feminino.

De acordo com o levantamento do Infosiga, os motociclistas seguem liderando as estatísticas de vitimas fatais no trânsito. No ano passado, 35,2% dos óbitos vitimaram condutores ou passageiros de motocicletas. Os pedestres aparecerem em segundo com 25,7%, ocupantes de automóveis estão em terceiro com 25,5% e ciclistas somaram 7,4%. Outros tipos de vítimas representam 6,2%.