AB Colinas apoia campanha de incentivo a doação de sangue

Wednesday, June 10, 2020


Em parceria com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), durante o mês de junho, a AB Colinas apoia a campanha Junho Vermelho, iniciativa da Fundação Pró-Sangue, que visa alertar para a necessidade de mais doações para a renovação dos estoques nos hemocentros.

Historicamente, com o período mais frio do ano, o volume de doações cai, o que leva os estoques a ficarem abaixo da média anual, por isso as campanhas são intensificadas a partir de junho. Neste ano, por conta da pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19, as pessoas estão evitando sair de casa para doar, colaborando para a diminuição nas doações.

Para alertar os usuários das rodovias sobre o assunto e incentivá-los à doação, os painéis eletrônicos existentes no trecho sob concessão estão exibindo a mensagem alusiva ao tema. “Vista sua máscara. Doe sangue e ajude o próximo! @prosangue”.

Prevenção para os doadores

Por conta do atual cenário da pandemia, a Pró-Sangue adotou alguma medidas cautelares, seguindo orientação técnica do Governo do Estado de São Paulo, que visam proteger a saúde do cidadão, do doador e dos profissionais da saúde.

Dentre as ações implementadas, foi reforçado o número de vagas para o agendamento individual, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta, disponibilizado álcool gel em vários pontos do processo de doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais e foi adotada a distância mínima entre as pessoas. O protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue também foi atualizado, incluindo o Coronavírus.

Por conta disso, o candidato que apresentar infecção pelo COVID-19 será considerado inapto por 30 dias a contar da data da recuperação clínica. Quem tiver tido contato direto com casos suspeitos ou confirmados terá de aguardar 14 dias para poder doar.

Doação

Além de respeitar as orientações acima, os interessados em doar devem estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 60 anos, além de pesar no mínimo 50 kg. Também é indispensável ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. O doador deve apresentar documento original com foto nos polos de coleta de sangue. Mais informações através do site www.prosangue.sp.gov.br.