AB Colinas realizou 73 mil atendimentos nas rodovias em 2020

Thursday, March 11, 2021


A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realizou em 2020 um total de 73 mil atendimentos aos usuários em todas as rodovias que administra. Uma média de 200 atendimentos feitos por dia, ou oito por hora. Todas essas ações socorreram usuários que enfrentaram diversos tipos de problemas com seus veículos.

Com 31.649 atendimentos, os casos de pane mecânica foram as ocorrências mais atendidas pelas equipes da concessionária, representando pouco mais de 37% do total. Também aparecem nessa lista os casos de pneu furado (7.667 ocorrências – 9%), veículo com pane seca (3.452 ou 4%), pane elétrica (2.232 ou 3%), dentre outros.

As viaturas de inspeção da concessionária foram as mais requisitadas com quase 40 mil atendimentos (48%), seguidas pelo guincho leve com 30 mil (36%), a ambulância com 7 mil (8%), guincho pesado com pouco mais de 6 mil atendimentos (7%) e o caminhão boiadeiro, para atendimento envolvendo animais, com quase 600 atendimentos (1%).

De todos esses atendimentos, quase 27 mil foram originados pelas próprias equipes de inspeção que trafegam 24h por dia fiscalizando tudo o que acontece nas rodovias. Aa chamadas feitas pelo serviço do 0800-703-5080 oferecido pela concessionária foram responsáveis por quase 20 mil atendimentos, seguido pelas chamadas realizadas pelos call box, com quase 15 mil. 

Ao percorrer os 307 quilômetros de rodovias administrados pela AB Colinas, que passam pela SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300, os usuários contam com serviços gratuitos, 24 horas por dia, prestados por uma equipe sempre atenta e treinada para oferecer o melhor atendimento. Além de poder fazer contato pelo 0800, ainda podem utilizar um dos 565 aparelhos de call box distribuídos por todo o trecho, onde a ligação é gratuita.

Rodovias monitoradas 

Com câmeras instaladas em pontos estratégicos ao longo das rodovias, a AB Colinas realiza um monitoramento que é executado pela equipe do C.C.O. (Centro de Controle Operacional) em uma sala com monitores de vídeo que permitem aos operadores acompanhar o tráfego e, se necessário, acionar as equipes de campo para o atendimento ao usuário. É por esse sistema de monitoramento que os operadores do C.C.O também identificam ocorrências e enviam ajuda ao motoristas antes mesmo do primeiro contato.

Ao mesmo tempo em que as rodovias são monitoradas por vídeo, as equipes de inspeção de tráfego percorrem todo o trecho durante 24 horas, analisando a situação do tráfego, identificando casos que necessitam de auxílio, realizando a sinalização e o desvio do trânsito, dentre outros trabalhos.